Caridade sempre!

Francisco Rebouças
04/06/2018
1466 visualizações

“Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade.”– Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 16:14.)

Urge levemos em conta que os nascidos num planeta como o nosso, são espíritos endividados com a Lei Divina em processo de burilamento, submetidos aos ditames da “Justiça Maior” da qual ninguém consegue burlar, em cumprimento da Lei do Progresso.

Dessa forma, é muito importante agirmos com benevolência, indulgência e perdão para com os erros dos nossos semelhantes, porque também nós necessitamos destas mesmas virtudes dos nossos semelhantes para conosco, porque também somos espíritos necessitados da mão amiga e fraterna dos nossos irmãos de caminhada evolutiva.

“…A caridade é a virtude fundamental sobre que há de repousar todo o edifício das virtudes terrenas. Sem ela não existem as outras. Sem a caridade não há esperar melhor sorte, não há interesse moral que nos guie; sem a caridade não há fé, pois a fé não é mais do que pura luminosidade que torna brilhante uma alma caridosa.
A caridade é, em todos os mundos, a eterna âncora de salvação; é a mais pura emanação do próprio Criador; é a sua própria virtude, dada por ele à criatura. Como desprezar essa bondade suprema? Qual o coração, disso ciente, bastante perverso para recalcar em si e expulsar esse sentimento todo divino? Qual o filho bastante mau para se rebelar contra essa doce carícia: a caridade?
Não ouso falar do que fiz, porque também os Espíritos têm o pudor de suas obras; considero, porém, a que iniciei como uma das que mais hão de contribuir para o alívio dos vossos semelhantes. Vejo com frequência os Espíritos a pedirem lhes seja dado, por missão, continuar a minha tarefa. Vejo-os, minhas bondosas e queridas irmãs, no piedoso e divino ministério; vejo-os praticando a virtude que vos recomendo, com todo o júbilo que deriva de uma existência de dedicação e sacrifícios. Imensa dita é a minha, por ver quanto lhes honra o caráter, quão estimada e protegida é a missão que desempenham. Homens de bem, de boa e firme vontade, uni-vos para continuar amplamente a obra de propagação da caridade; no exercício mesmo dessa virtude, encontrareis a vossa recompensa; não há alegria espiritual que ela não proporcione já na vida presente. Sede unidos, amai-vos uns aos outros, segundo os preceitos do Cristo. Assim seja.” – São Vicente de Paulo. (Paris, 1858.) (1)

O Cristão que, verdadeiramente, segue Jesus, jamais hostiliza ou desfaz de quem quer que seja, pois já compreende que estamos em condições diferentes de compreensão da vida, e que é preciso empenho para que superemos em nós mesmos as tendências inferiores herdadas dos tempos primitivos que hoje já não mais fazem sentido, e busca desenvolver e cultivar as vibrações superiores dos patamares mais elevados da criação, no desejo de conquistar a felicidade e a paz de espírito que espera desfrutar.

Busca ao contrário compreender e ajudar os semelhantes em tudo que lhe for possível e, dessa forma, descobre um prazer e uma alegria que lhe estimula ao trabalho cada vez mais ativo no exercício da caridade em favor do irmão necessitado, doando-se e empenhando-se com o desejo sincero de se tornar útil, o que lhe faculta ensejo de progredir moral e espiritualmente por constatar quão imensa é a carência daqueles que ainda se afogam nas paixões perturbadoras, que ele já conseguiu superar.

No Livro dos Espíritos encontramos a resposta dos Espíritos Superiores ao Codificador do Espiritismo sobre o entendimento de Jesus a respeito da caridade, conforme segue abaixo:

“886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.
O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa”. (2)

Dessa forma, urge seguir os ensinamentos do Mestre e Guia da humanidade e dedicar todo tempo possível ao trabalho de fazer ao próximo o que gostaríamos que o próximo nos fizesse, porque já sabemos que “Fora da Caridade, não há Salvação”.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
[1] Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB, 112ª edição, cap. VIII, item 12.
[2] Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos. FEB, 76ª edição.

Veja também

Ver mais
18.03.2025

Cristo e nós com Alexandre Baroni

. Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais: . Facebook do Raymundo Mariano Dias: https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias . Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes: You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/ .
18.03.2025

Palestra “Modernidade Líquida”, por Antonio Carlos Navarro

Palestra proferida em 30/10/2016 na Associação Espírita Allan Kardec em São José do Rio Preto - SP. Esta e outras palestras da Casa Espírita você confere no www.kardecriopreto.com.br. Assista também…
18.03.2025

Aspectos Espirituais da Enxaqueca

Palestra com Dr. Ricardo Di Bernardi. Dia 18 de Setembro (Sábado). 10h:45min (Horário de Brasília) – 15h:45min (Horário da Áustria) Realização: SEEJA-VIENA: https://www.youtube.com/watch?v=YIttMzNXiI8 Canais amigos/parceiros que farão a transmissão da…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?