Página InicialTextos EspíritasOlhos de ver 

262 visualizações

Olhos de ver 

fevereiro 16, 2021

aqueles que tem olhos de ver” – Jesus 

 

Em todos os tempos existiram aqueles que olharam sem limpidez, bondade e sensatez, produzindo enganos tão nocivos que deixaram sequelas que perduram até os dias atuais. Não é difícil lembrarmo-nos de eventos locais e mundiais que estão na lembrança das pessoas como um convite ao que nunca mais se deve fazer, porém, também é possível lembrar-se daqueles de natureza nobre que ecoam e inspirammotivando muitos ao bem geral. 

Podemos compreender os olhos de ver a que se referiu Jesus, como a capacidade de entender as próprias necessidades. Ele sempre indicava o olhar para si mesmo, entre outras coisas, disse não julgueis”; reconcilia-te depressa com teu adversário”; quem estiver sem pecado atire a primeira pedra”; etc. Ensinou então, a combater o próprio mal, e quem assim faz tem maiores possibilidades de promover a paz, o amor e o progresso para si e para todos. 

Temos aprendido que o sofrimento humano é fruto do seu atraso intelectual, mas sobretudo moral. Da falta de limpidez no olhar, muitos aprisionaram mentes quando pregavam a liberdade em algum aspecto que seja, cegos se tornaram tiranos e insanos e tudo que enxergavam estava embaçado pelo orgulho, egoísmo e pela ambição desmedida.  

A virtude e os bons sentimentos trazem claridade ao olharpermitindo uma visão mais justa e lúcida das coisas. Se falta piedade, sobra crueldade e rios de lágrimas; se a cobrança é férrea, sobra a morte; se o rigor aparece, o perdão desaparece; se falta a caridade, instala-se a fome e a privação; se a corrupção é vista como um ato normal, sobra atraso social e sofrimentos de toda sorte. Há quem veja, nas advertências de Jesus, ameaças, e isto não é verdade, é apenas lei de retorno, disse Ele, a cada um segundo as suas obraso mal e a dureza de coração geratormentos e doenças de toda sorte em quem os praticaa prosperidade do mal é momentânea, o bem é a Lei de Deus ensinada por Jesus e ela prevalecerá mais cedo ou mais tarde. Até lá o espírito devedor voltará à Terra para o aprendizado e para as devidas reparações. 

luz do amor melhora o olhar, derrama-se no coração, torna o homem mais perceptivo ao bem que deve fazerajuda a evitar os erros conscientes e propositais. Se não fosse assim, Ele, a luz da humanidade, teria dito diferente.  

Olhe e reflita, analise e pergunte, a fim de que a tua cegueira não te endureça o coração. Pode ser que um dia necessites da dor e ela, certamente, te amolecerá. 

Adelvair David 

 

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como