Página InicialTextos EspíritasNão se enganem

36 visualizações

Não se enganem

novembro 18, 2021

A afirmação não é minha. É de Leon Denis e está no livro Depois da Morte. Consta da Terceira Parte – O Mundo Invisível – capítulo 24 – Consequências Filosóficas e Morais. Afirma o nobre estudioso, considerado um dos autores clássicos da literatura espírita e autor de valorosos livros:

“(…) O advento do Espiritismo é, não se enganem, um dos maiores acontecimentos da História do mundo. (…)”. E mais adiante, “(…) uma filosofia racional se ergue, trazendo em si o gérmen de uma transformação social, um meio de regenerar a humanidade, desembaraçando-a dos elementos de decomposição que a esterilizam e a enlameiam. (…)”.

E não posso deixar de transcrever o magnífico e compacto trecho abaixo – que motivou a presente elaboração – e que resume, magistralmente, a presença marcante do Espiritismo a nosso dispor, a indicar caminhos seguros de equilíbrio rumo ao aprimoramento que nos cabe atingir. Ele o Espiritismo “(…) vem oferecer uma base sólida à fé, uma sanção à moral, um estimulante à virtude. Faz do progresso o próprio objetivo da vida e a lei superior do universo. (…)”. E, concluindo o capítulo, completa com beleza e sabedoria: “(…) ensinando que uma igualdade absoluta e uma solidariedade estreita ligam os homens, através de suas vidas coletivas, dá um golpe vigoroso no orgulho e no egoísmo, esses dois monstros que nada, até então, tinha podido dominar ou reduzir.”

Nada a acrescentar diante de tão profunda reflexão.

Orson Peter Carrara

Nota do editor:

Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://jundiagora.com.br/fim-do-mundo/>. Acesso em: 17NOV21.

 

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como